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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1789

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

fábrica de tecidos, apresentaram um olhar diferenciado para

o que estava sendo abordado no presente momento.

Concluída esta tarefa, as educandas e educandos foram

separados por grupos, onde montaram cartazes com dize-

res alusivos ao tema em questão, com gravuras exaltando a

importância da mulher dentro da sociedade. Dentre as men-

sagens elaboradas por eles, destacam-se: lugar de mulher é

aonde ela quiser; Mulheres guerreiras mulheres parceiras que

lutam por uma vida inteira; Mulher, um ser puro enviado por

Deus; Sou mulher, mãe e pai e o alicerce da casa.

A partir do cenário descrito, pode-se perceber que este

trabalho aguçou o desejo de leitura e reflexão das estudan-

tes para que estas lutem mais pelo conhecimento dos seus

direitos e do seu real papel nos dias de hoje tanto no traba-

lho quanto no ambiente familiar, assim como suas relações

cotidianas. Sinaliza-se a presença neste contexto do desejo

de cuidar mais do corpo e da mente com objetivo de evitar

manipulação por parte dos demais membros da sociedade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Após a realização das experiências descritas no pre-

sente texto, puderam ser problematizadas algumas consi-

derações, acerca da importância das práticas educativas crí-

ticas produzidas dentro da realidade das escolas.

Sabe-se que trabalhar com as temáticas de gênero

e luta das mulheres configura-se como um grande desafio

para a realidade educacional, sobretudo com a conjuntura

que se vive no Brasil atualmente, onde se visualiza o cresci-

mento do sentimento de intolerância e avanço do conser-

vadorismo. Além disso, existem barreiras, no que tange ao

papel dos espaços escolares na conscientização sobre temas

como as questões de gênero, sexualidade e diversidade. No

entanto, educadoras e educadores comprometidas/com-

prometidos com a ética, a transformação social, a luta pela

liberdade e o combate às injustiças e desigualdades não po-

dem ser omitir de seu papel.

Observou-se que as educandas e os educandos ex-

pressaram suas realidades cotidianas, identificando e rela-