Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1792 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1792 / 2428 Next Page
Page Background

1792

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

ticas são alicerçadas na Pedagogia Crítica e buscam resgatar

a importância de uma educação não reprodutora de conhe-

cimentos, mas transformadora da realidade. A metodologia

dessa prática inicia com a escolha do tema gerador. O tema

gerador da escola para as turmas de anos iniciais no ano

de 2016 foi a fala coletada na comunidade escolar sobre a

temática ambiental: “Problema ambiental não vejo muito, só

o veneno e o esgoto que vai pro rio”.

Diante dessa visão ingênua, todas as turmas do Fun-

damental I desenvolveram projetos baseados nessa temáti-

ca. Cada turma partiu de uma problemática que contribuiu

na leitura da realidade e possibilidade de transformação.

Na turma do 2º ano buscou-se realizar um trabalho de

investigação da temática ambiental, pois essa é uma preo-

cupação de todas as gerações e atualmente com a urbaniza-

ção, degradação ambiental e avanço tecnológico as crianças

cada vez mais estão isoladas do convívio com a natureza e

do contato com a terra. Muitos têm consciência de que a

água e o ar limpos são necessários para a preservação da

saúde, mas poucos sabem que a manutenção da vida tam-

bém depende do solo.

Os estudos desenvolvidos com essa turma partiram

da problemática “Como podemos reconhecer os benefícios

que o solo nos oferece utilizando-o de maneira sustentá-

vel?” Assim, buscou-se resgatar o contato delas com o solo,

elemento fundamental para a vitalidade humana, investi-

gando a importância deste para os seres vivos, e conscien-

tizando-os da sua importância para o meio ambiente e a

manutenção da vida.

Para tanto, se questionou as crianças: “Para que serve

a terra?” A partir disso identificaram-se várias utilidades da

terra como plantar, brincar de casinha e de caminhão, fa-

zer potcheca, construir casas, para ser a casa das minhocas,

para fazer coisas de argila, entre outras e registrou-se por

meio da confecção de um livro. Após foram desafiados a

cavar algum lugar que tivesse terra na sua casa e trazer uma

amostra para a aula. Surgiram diferentes tipos de terra, en-