Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1794 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1794 / 2428 Next Page
Page Background

1794

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

mais, produzir alimentos e para a higiene. A água presente

nos rios é a mesma água que encontramos nas fontes, nas

geleiras e lagos, é um elemento indispensável à vida na terra,

seja ela animal, vegetal ou humana. A água é fonte de vida,

hidrata o corpo, e é essencial na produção de alimentos.

Atualmente a problemática da urbanização desenvol-

vimentista tem produzido mudanças drásticas nos hábitos

nos seres humanos como o cultivo de alimentos com o uso

exagerado de agrotóxicos, o consumismo e consequente-

mente a falta de saneamento básico tem causado impactos

ambientais graves na natureza e na vida dos seres humanos

conforme nos alerta Leonardo Boff na obra Saber Cuidar. O

esgoto, veneno e lixo nos rios, prejudica a água do planeta

e o habitat natural de muitos seres vivos.

Diante disso, faz-se fundamental conhecer como são

os rios de Barra Funda e compreender as causas da poluição

e algumas das consequências dos problemas ocasionados

pela poluição dos rios. Para tanto observaram-se partes do

Rio Agusso, um dos rios de Barra Funda e constatou-se que

nele há esgoto, sacolinhas plásticas, latinhas, garrafinhas,

roupas e folhas de árvores dentro e nas margens. Experien-

ciou-se quais desses objetos se desmancham com maior fa-

cilidade e constatou-se que a folha das árvores se desman-

cha facilmente e assim não polui o rio e os demais objetos

não se desmancham com facilidade, poluindo assim o rio.

Através de entrevista com pessoas que residem a mais

de 40 anos, constatou-se que antigamente os rios de Barra

Funda eram mais fundos, mais limpos, com maior quanti-

dade de peixes, as pessoas usavam o rio para lavar roupas,

tomavam banho e brincavam na água, diferenciando-se

dos rios de hoje e ilustrou-se por meio de pintura com tinta

como eram os rios antigamente e como são hoje.

Pesquisou-se se o esgoto das casas das crianças da

turma do primeiro ano vai para o rio e constatou-se que

apenas em uma casa o esgoto vai para o rio, as demais o es-

goto vai para a fossa e com os dados foi produzida uma ta-

bela. Estudou-se o ciclo da água e constatou-se que a água