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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1759

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

19

Em outra experiência, de que

participamos

, esta, com

camponeses, observamos que, durante toda a discus-

são de uma situação de trabalho no campo, a tônica do

debate era sempre reivindicação salarial e a necessida-

de de se unirem...

158

20

... Se a programação educativa é dialógica, isto significa

o direito que também têm os educadores-educandos

de

participar

dela...

161

21

... depois de alguns dias de relações horizontais com os

participantes

do “círculo de cultura, perguntar-lhes di-

retamente: “que outros temas ou assuntos poderíamos

discutir além deste?”

165

22

Porque esta visão da educação parte da convicção de

que não pode sequer presentear o seu programa, mas

tem de buscá-lo dialogicamente com o povo, é que se

inscreve como uma introdução à pedagogia do oprimi-

do, de cuja elaboração ele deve

participar

.

166

23

... Ao não conscientizarem, no decorrer do processo, esta

ambigüidade, podem aceitar sua “

participação

” nele

como um espírito mais revanchista que revolucionário.

171

24 ... Não pode temer as massas, a sua expressividade, a

sua

participação

efetiva no poder.

172

25

E é, precisamente, quando – às grandes maiorias – se

proíbe o direito de

participarem

como sujeitos da his-

tória, que elas se encontram dominadas e alienadas.

175

26

Daí que o populismo se constitua, como estilo de ação

política, exatamente quando se instala o processo de

emersão das massas em que elas passam a reivindicar

sua

participação

, mesmo que ingenuamente.

201

27

As relações pais-filhos, nos lares, refletem, de modo

geral, as condições objetivo-culturais da totalidade de

que

participam

.

208

28

Não são raras as vezes, nos cursos de capacitação, so-

bretudo no momento de “decodificação” de situações

concretas feitas pelos

participantes

, em que, irritados,

perguntam ao coordenador da discussão: “aonde, afi-

nal, o senhor que nos levar?”

211