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1756

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Sendo este o contexto de uma sociedade, e não de poucos

indivíduos preparados para o meio político, a discussão e

elaboração da política ganha o caráter histórico da própria

realidade do povo que a compõe.

Pensando “participação” em Paulo Freire vê-se que o

significado que ele dá a esta palavra é constituído de cons-

ciência e pensamento. Participação, para Freire, assume a

dimensão da ação dialógica mediada por intencionalidade

práxica libertadora. Participar implica ação-reflexão a uma

atividade, que se expressa na relação codificação e deco-

dificação, disponibilizando, ao ser que pensa, uma nova

codificação do que ele faz participando. É dialética porque

falamos aqui do participante que, para o ser, pressupõe-se

que este esteja no caminho de “descobrir-se e conquistar-se

como sujeito de sua própria destinação histórica” (FREIRE,

2013, p. 11), como afirma Fiori no prefácio de Pedagogia do

Oprimido.

REFERÊNCIAS

FREIRE, P.

Pedagogia do oprimido.

54° edição. Rio de Ja-

neiro: Editora Paz e Terra LTDA, 2013.

ROSAS, A. S.

Criatividade em Educação Popular: um diá-

logo com Paulo Freire

. João Pessoa, 2008.

MARX, K.

Manuscrito econômico-filosófico

. São Paulo:

Boitempo Editorial, 2004.

FREIRE, P.

Cartas à Guiné-Bissau.

2ª edição. Rio de Janeira:

Editora Paz e Terra, 1978.