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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1765

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

mes custos sociais. [...] Por força das circunstancias

e das pressões, o Estado foi deixando de ser mero

espectador encarregado de manter a ordem para o

livre jogo de exploração do capital sobre os traba-

lhadores, Passou a intervir na economia, quer regu-

lando as relações entre capitalistas e trabalhadores

[...]. (BRUM, 2009, p. 30,31).

Essa tomada de decisão do Estado surgiu quando a

implementação do capitalismo, deu origem a brutal explo-

ração dos operários, resultado na valorização do capital so-

bre o trabalho, privilegiando aquilo que tem valor de troca,

não alterando assim a essência do sistema, abrindo mão

desta forma de outros valores como os éticos, humanísticos,

morais, etc.

As escolas sempre estiveram nas mãos de quem de-

tém o poder de classe, sendo por muitas vezes um instru-

mento de controle social. A pedagogia liberal surgiu como

manifestação do sistema capitalista que, “ao defender a

predominância da liberdade e dos interesses individuais na

sociedade, estabeleceu uma forma de organização social

baseada na sociedade de classes” (LIBÂNEO, 1989, p.21), já

pré-determinando uma ordem desigual.

Essa pedagogia surgiu ainda quando os princípios

liberais lutavam pela degradação da ordem feudal, pois a

educação era destinada somente as crianças filhas da no-

breza, as quais eram educadas em seus lares por supostos

educadores contratados para este fim, resultando em uma

educação elitizada, ou seja, para poucos.

Surgiu então esta proposta de educação para todos,

com o intuito a emancipação de todos os oprimidos pela

nobreza na qual a burguesia, quando se estabiliza no po-

der, cria pseudo-soluções para as camadas populares, como

fornecer ensino para todos, como direito e dever do Estado.

Assume-se a ideia de que a escola é igual para to-

dos e de que, portanto, cada um chega onde suas

capacidades e seu trabalho pessoal lhe permitem.

Impõe-se a ideologia aparentemente contraditória

do individualismo e do conformismo social. As pes-