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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1763

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

A perspectiva freireana representa uma potencializa-

dora mediação de um tipo de educação que liberta, pela

sua identificação com as causas democráticas, includentes

e de justiça social. O caráter público e popular da educa-

ção escolar brasileira ainda é uma realidade que precisa ser

concretizada. Para isso, Freire é uma das mais importantes

referencias.

A proposta do presente artigo tem como objetivo

principal dialogar com as articulações e antagonismos en-

tre a educação tradicional e a educação libertadora, como

também refletir sobre as contribuições do pensamento e

ação de Paulo Freire. A metodologia utilizada constituiu-se

a partir de uma pesquisa bibliográfica, quatitativa de cará-

ter explicativa e analítica, fundamentada pelas contribuições

teórico/práticas que se encontram nos livros, artigos, sites,

entrevistas, entre tantos outros recursos que possibilitem

a imersão no tema em questão. A investigação proposta

visa compreender e sistematizar, a partir das leituras, argu-

mentos que possam contribuir para a construção de novas

perspectivas para a educação que se constitui nas escolas

públicas.

O texto analisa dois aspectos que podem ser assim

definidos: o primeiro caracteriza os traços da pedagogia tra-

dicional no contexto brasileiro a partir do qual surge e se

desenvolve o pensamento político e pedagógico de Freire;

no segundo a ênfase recai sobre a teoria e prática freiriana.

1 – A RELAÇÃO DA PEDAGOGIA TRADICIONAL COM O

PENSAMENTO LIBERAL CAPITALISTA

Historicamente, o liberalismo foi revolucionário en-

quanto pensamento que se contrapunha os fundamentos

e tradições idealizadas no período da Idade Média. Suas

ideias foram difundidas no final do século XVIII, quando a

burguesia disputava ideológica, política e economicamente

o poder da nobreza feudal. Pode-se afirmar que a burgue-

sia tinha como objetivo lutar contra o Estado Absoluto, pois

acreditava que eliminando Deus como fonte originária do