Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1727 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1727 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1727

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

Nas series iniciais é fundamental criar o hábitos da

leitura para que todos os alunos sintam o prazer de ler e

que levam para sua vida adulta. O que falta nas escolas e

desenvolver este hábito de leitura já na infância.

Acredito que alguns professores estão comprometi-

dos com a educação já estão fazendo, mas que ainda falta

nas escolas criar mais espaços e ambientes para leitura, que

os alunos criam o hábito de ler

.

Por enfim

, profissional fazendo a sua parte já está fa-

zendo a diferença na vida de cada criança. Este trabalho do

qual proponho para meus alunos é realizado com amor e

dedicação com alunos.

No 3º trimestre fiz uma reunião com os pais e expli-

quei o meu trabalho a ser feito com a turma. Sendo assim,

disse que iriamos trabalhar com pequenos textos, onde o lia

as histórias para a turma e a partir, desta leitura os alunos

poderiam usar a imaginação e a criatividade e construir a

sua história.

Deixei as famílias em consciente que o objetivo não é

a ortografia, mas sim que cada aluno tenha o raciocínio da

escrita o inicio, meio e fim. Então cada aluno recebeu um

saquinho plástico e desenharam e escreveram o seu nome.

Foi colocado na sala, para que quando fizesse a sua escrita

o colocavam no seu local respectivamente. No final de cada

mês retiro para lê-los e avalia-los. Já no final do ano montei

um livro com a sua escrita e cada um recebeu om a avaliação

final e puderam levar para casa.

O conhecido sempre toma forma do conhecente”,

ou seja, toda leitura é sempre a partir de minha rea-

lidade, do contexto em que me encontro, e não do

discurso abstrato do emissor. O aprendizado co-

mum, que liga a teoria e práxis, só se dá a partir

da realidade coletivamente refletida. (BETTO, 2000,

p.77

).

Com certeza no decorrer do trimestre foram muitas

escritas e os alunos chegavam a pedir para escrever os tex-

tos, pois a combinação com a turma foi de que a escrita