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1676

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Seguindo, a autora destaca que a psicologia a partir

de 1930 adotou a prática do diagnóstico e do tratamento

de desvios psíquicos, passando a explicar o fracasso escolar

através de programas preventivos psicológicos com enfo-

ques em diagnósticos precoces de distúrbios no desenvolvi-

mento psicológico infantil, produzindo desta forma, distor-

ções do que a escola nova propunha.

Ainda, na análise de Patto (1999), até a década de 70

do século passado, destacaram-se as explicações das cau-

sas do fracasso escolar em torno das características bioló-

gicas, sociais e psicológicas do individuo. A autora explica

que o sentido tomado então, seria o de

déficit

cultural dos

frequentadores de escolas públicas que não se adequavam

às estruturas pelas quais se organizava a sociedade.

No ano de 1977 ocorreu, de acordo com Patto (1999),

uma mudança significativa, depois de, por tanto tempo, ter

predominado a ênfase nas dificuldades de aprendizagem

do aluno e nas características psicossociais. Neste ano sur-

giu uma nova visão, por parte da escola, pela qual os co-

nhecimentos e habilidades transmitidos por esta entidade

tornaram-se peças valiosas na luta da sociedade pelos seus

interesses de classe. Contudo, até os anos 90 foi possível ob-

servar avanços e retrocessos acerca das causas do fracasso

escolar.

Atualmente, é possível observar a continuidade no

que diz respeito às tentativas de avanço na educação brasi-

leira. Mas para que isso ocorra, Freire constata que:

Entre nós, a educação tem que ser, acima de tudo,

uma tentativa constante de mudança de atitude.

De criação de disposições mentais democráticas,

através de que se substituam no brasileiro antigos

e culturológicos hábitos de passividade, por no-

vos hábitos, de participação e ingerência (FREIRE,

(2003a, p. 86).

Muitas leis e programas têm surgido com o intuito de

combater o fracasso escolar existente no país. No entanto,

as prerrogativas típicas neste contexto fazem a educação se