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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

dizer sim ou não, produzir argumentos, criticar, justificar, ter

qualidade de pensamento para recriar as condições sociais

e culturais da humanidade.

CONSIDERAÇÕES

Educação Escolar Básica de Qualidade é um direito de

todos, assegurado pela inserção no mundo do conhecimen-

to de modo a garantir o desenvolvimento humano em sua

plenitude, potencializando a qualidade de vida e a cidada-

nia. A garantia da aprendizagem a todos pressupõe a busca

por justiça social e respeito à identidade cultural e humana,

em condições de liberdade e dignidade, reconhecendo e

valorizando as diferenças. Para tanto, há que se garantir os

direitos humanos, sejam eles sociais, econômicos, civis ou

políticos, por meio de práticas que promovam a inclusão

educacional, a partir das condições sociais, culturais, emo-

cionais, físicas e étnicas que se tem, em diálogo enriquece-

dor com a diversidade.

As expectativas expressas a partir de referências repu-

blicanas brasileiras apontam para a necessidade de a Edu-

cação Escolar Básica de Qualidade promover a inclusão cul-

tural e social, além da expectativa de progresso no trabalho

e/ou nos estudos superiores. Para tanto, há que se ofertar

certas condições, a começar pela valorização do trabalho

docente e o investimento em formação inicial e continua-

da dos professores. Além disso, a competição entre as ins-

tituições não pode prejudicar o potencial das avaliações em

larga escala promoverem o acompanhamento da qualidade

da educação nacional, a indução das mudanças curriculares

desejadas e a inclusão social e cultural necessárias. É preciso

ter cuidado para que as interpretações das avaliações e dos

indicadores não sejam simplistas e desconsiderem variáveis

tão significativas ao fazer comparações entre instituições

com tantas diferenças.

Educação Escolar Básica de Qualidade pressupõe o

respeito aos princípios democráticos da política e da ges-

tão educacional, bem como a legitimação da autonomia dos