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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

A investigação é de natureza qualitativa, busca identi-

ficar, produzir e discutir respostas e/ou entendimentos sobre

expectativas para a escola a partir de um contexto social es-

pecífico. A pesquisa qualitativa documental, segundo Lüdke e

André (1986, p. 11-13), fundamentadas em Bogdan e Biklen,

“tem o ambiente natural como sua fonte direta de dados e

o pesquisador como seu principal instrumento”; “os dados

coletados são predominantemente descritivos”, “a preocupa-

ção com o processo é muito maior do que com o produto”,

“o significado que as pessoas dão às coisas e à sua vida são

focos de atenção especial pelo pesquisador” e “a análise dos

dados tende a seguir um processo indutivo”. A produção do

material empírico teve como foco três eixos centrais: a mídia,

referências republicanas e a perspectiva histórico-cultural.

Cada contexto apresenta diferentes olhares para a Educa-

ção Escolar Básica, contudo, nesta oportunidade apresento

uma análise a partir das referências republicanas, as quais fo-

ram analisados a partir de Análise Textual Discursiva – ATD

(MORAES; GALIAZZI, 2007; GEHLEN, 2009). Conforme pro-

põem esses autores, o material analisado, constituído essen-

cialmente de produções textuais, denomina-se o corpus da

análise textual. Nessa pesquisa, ele se refere a documentos

já existentes previamente, de forma que a produção de da-

dos consistiu em selecioná-los e organizá-los tendo em vista

a questão de pesquisa. O estudo compreendeu as seguintes

políticas públicas educacionais:

1) Legislação que orienta a Educação Escolar Básica: docu-

mentos oficiais brasileiros atuais sobre a educação básica

(pós LDBEN/96). Segundo a secretaria de educação bá-

sica os documentos que norteiam esse nível de ensino e

que serão analisados são:

a) Lei nº 9.394, que estabelece as Diretrizes e Bases da

Educação Nacional (LDBEN/96);

b) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Bá-

sica;

c) Plano Nacional de Educação, aprovado pelo Con-

gresso Nacional em 26 de junho de 2014.