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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

nhecimento ao longo de sua história e grupos sociocultu-

rais. Nisso, eles vivenciam desafios constantes, no espaço

e tempo, em que homens e mulheres apresentam dinamis-

mo, constroem e transformam, o seu contorno de forma

intersubjetiva, por meio da linguagem, símbolo e significa-

do. Freire (1981), afirma que os jovens têm facilidade de ir

além da própria capacidade, estimulados em seu processo

de desvelar o mundo em seu tempo histórico-cultural. Por-

tanto, a escola tem papel importante nesse percurso; afinal,

o jovem educando necessita desvendar por meio de atitu-

des em fase da realidade cultural, para assim enfrenta-las de

formas diferente (FREIRE, 1967). Nas perspectivas de Frei-

re (1987), toda Ação Cultural é sistematizada desencadea-

da sob a ação social, caracterizado como Síntese Cultural,

seja para manter suas características, alterar ou transformar,

no sentido que seja uma ação. De acordo ainda com Freire

(1967), destaca acerca da Cultura:

A democratização da cultura — dimensão da de-

mocratização fundamental. Reconhecidos, logo na

primeira situação, os dois mundos — o da nature-

za e o da cultura e o papel do homem nesses dois

mundos — vão se sucedendo outras situações, em

que ora se fixam, ora se ampliam as áreas de com-

preensão do domínio cultural.

A distinção entre os dois mundos: o da natureza

e o da cultura. O papel ativo do homem em sua

e com sua realidade. O sentido de mediação que

tem a natureza para as relações e comunicação dos

homens. A cultura como o acrescentamento que o

homem faz ao mundo que não fez. A cultura como

o resultado de seu trabalho. Do seu esforço criador

e recriador. O sentido transcendental de suas rela-

ções. A dimensão humanista da cultura. A cultura

como aquisição sistemática da experiência humana.

Como uma incorporação, por isso crítica e criadora,

e não como uma justaposição de informes ou pres-

crições “doadas” (FREIRE 1967, p.108).

Ao considerar o exposto, o

objetivo

do trabalho é,

por meio das dimensões culturais, identificar elementos

constitutivos que norteiam a identidade cultural do jovem