Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1508 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1508 / 2428 Next Page
Page Background

1508

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

busca a aprendizagem integral do educando. A escola pos-

sui um diferencial, que está regimentado no PPP da escola,

os alunos até o 9º Ano do Ensino Fundamental não ficam

retidos de um ano para outro, sendo que para isso são rea-

lizadas avaliações diferenciadas, trabalhos individualizados

com os alunos que possuem algum tipo de dificuldade para

que todos possam acompanhar o ano escolar.

Pode-se contatar que 13% dos alunos matriculados

em 2017 na escola, estavam com idade avançada para o ano

que frequentavam, sendo que a maioria deles frequentavam

o Ensino Médio noturno.

RESULTADOS ESPERADOS E ALCANÇADOS

Com a realização do trabalho pode-se perceber que o

problema de distorção da idade série foi um assunto que in-

teressou os estudantes envolvidos na pesquisa e despertou

neles o interesse e o desafio de não fazer parte deste quadro.

A escola em geral, adota medidas como diálogo, visita

às famílias, formação de comissão para dialogar com em-

presas locais, poder público (SMEC, Câmara de Vereadores,

CRAS). Tudo isso para minimizar o problema de evasão es-

colar e a distorção da idade série.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo.

Educação como prática da liberdade

. 2. ed.

Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.

______,

A Educação na Cidade

. São Paulo: Cortez; 1991.

LOPES, Noêmia. Como combater o abandono e a evasão

escolar.

Gestão Escolar

, Edição 007, Abril/Maio 2010.

Disponível em:

http://gestaoescolar.abril.com.br/ aprendizagem.

Acesso em: 05 de Abril 2018.