Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1507 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1507 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1507

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

ação sobre o mundo, não existe no ser, seu estar

no mundo se reduz a u0m não poder transpor os

limites que lhe são impostos pelo próprio mundo,

do que resulta que este ser não é capaz de com-

promisso. É um ser imerso no mundo, no seu es-

tar adaptado a ele e sem ter dele consciência. Sua

imersão na realidade, da qual não pode sair, nem

distanciar-se para admirá-la e, assim, transformá-la,

faz dele um ser fora do tempo ou sob o tempo ou,

ainda, num tempo que não é seu. O tempo para tal

ser seria um perpétuo presente, um eterno hoje [...]

(1981, p. 16).

Temos que ter consciência de que a culpa deste pro-

blema, é da escola, dos professores, do governo, das famí-

lias, enfim de todos, pois são crianças e adolescentes que

possuem o direito ao estudo e estudo de qualidade e isto

não está acontecendo, sendo que este problema irá refletir

no futuro de todos. Nós educadores devemos ter formações

e práticas voltadas a uma educação humanizadora, onde

podemos através da educação motivar e mostrar caminhos

alternativos para combater essas desigualdades.

METODOLOGIA

O trabalho foi realizado com a turma do 8º ano, onde

os alunos tiveram acesso aos documentos onde constavam

o ano e a idade de cada um dos alunos matriculados na Es-

cola Antônio João Zandoná no ano de 2017, foi preservado

o nome dos alunos. Após análise minuciosa de cada uma

das turmas os alunos construíram tabelas e gráficos para

melhor demonstrar a distorção da idade série em cada uma

das turmas, bem como da escola em geral.

ANÁLISE

Através do estudo pode-se constatar que na Escola

existe a distorção da idade série, os casos de distorção são

dos alunos provenientes de outras escolas e municípios, que

migraram para a escola em algum momento da vida escola.

Já que a escola possui uma metodologia diferenciada, que