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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

a sociedade, já que isso refletirá no andamento e na cons-

trução de uma sociedade civilizada.

Para Lopes (2010)

O problema do abandono dos estudos e da eva-

são preocupa os educadores e responsáveis pelas

políticas públicas. De acordo com o Ministério da

Educação (MEC), a evasão atinge 6,9% no Ensino

Fundamental e 10% no Ensino Médio (3,2 milhões

de crianças e jovens, segundo dados de 2005). São

mais 2,9 milhões (dados de 2007) que abandonam

as aulas num ano e retornam no seguinte, engros-

sando outro índice preocupante: o da distorção

idade e série.

Nas escolas é preciso tentar barrar a evasão escolar e

também a distorção da idade ano, este é um problema so-

cial grave com sérias consequência, e estas podem interferir

na formação pessoal, moral, social e cidadã desses seres hu-

manos em construção.

Nas considerações de Paulo Freire

Não devemos chamar o povo à escola para receber

instruções, postulados, receitas, ameaças, repreen-

sões e punições, mas para participar coletivamente

da construção de um saber, que vai além do sa-

ber de pura experiência feito, que leve em conta as

suas necessidades e o torne instrumento de luta,

possibilitando-lhe transformar-se em sujeito de sua

própria história. (1991, p. 16)

No atual mundo globalizado, a inclusão e permanên-

cia na escola de crianças e jovens em situação de vulnera-

bilidade social é um grande desafio a ser superado. Porém,

a escola com sua função social deve sempre primar pela

reflexão, diálogo, busca de novas alternativas para contor-

nar e inviabilizar a opressão dos menos favorecidos con-

tribuindo significativamente para a valorização humana e

formação cidadã com embasamento teóricos consistentes.

Para Freire,

Se a possibilidade de reflexão sobre si, sobre seu

estar no mundo, associada indissoluvelmente à sua