Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1514 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1514 / 2428 Next Page
Page Background

1514

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Iremos discutir por meio das concepções de Freire

e Dayrrell algumas considerações por intermédio das nar-

rativas identificadas através dos diálogos com os jovens

educandos. Seguimos a sugestão de Dayrell (2007), de não

partir do ponto de visa da escola, mas do olhar do conhe-

cer do jovem, no seu espaço, no qual problematizaremos a

condição juvenil atual, nas perspectivas da sua cultura, suas

demandas e necessidades próprias da condição juvenil.

De acordo com um dos relatos da Investigação Te-

mática a irmã de um educando que estava ausente na sala

relatou ao professor:

“Meu irmão chegará atrasado na aula,

por conta das obrigações com a entrega de 10 caixas de peixe

levadas em São Lourenço”.

O jovem educando, ao chegar

em sala de aula, respondeu a uma das perguntas do pro-

fessor sobre o seu futuro com a pesca: “

Pretendo estudar e

sair da pesca”.

Segundo Dayrell (2007), o jovem carrega em

si, apropriação de saberes que são, suas experiências sociais

vividas em diferentes tempos e espaços, que mesmo imbri-

cadas com sua Cultura desejam transpô-las. A resposta vai

ao encontro do que apresenta no texto de Pimentel, Madei-

ra e Gomes (2015), no sentido de buscar alternativas ao seu

campo profissional, vislumbrando melhores condições de

trabalho e renda. As falas conduzem para a preocupação de

que, na escola, as reflexões se voltem para questões do coti-

diano dos educandos, como a pesca e as alternativas viáveis,

sejam problematizadas, identificando-se e vislumbrando-se

alternativas, por exemplo, sobre a qualidade de vida, traba-

lho e renda

Um exemplo de problematização e discussão possível

emergiu em um outro momento vivenciado na colônia Z3,

em que um dos autores do trabalho, ao ir até um galpão

de peixe, encontrou um dos educandos e perguntou

a

ele

sobre a quantidade de conchas que estavam próximas aos

resíduos dos peixes na borda da Lagoa. Nesse momento o

educando apresenta os saberes populares advindos da sua

prática cultural:

“As ondas e correntezas trazem as conchas e

ondas provocadas por navios grandes, mas o vento contribui