Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1385 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1385 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1385

EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

RS, junto a cidade vizinha São José do Norte/RS, e São Lou-

renço do Sul/RS, muitos dos cursistas levam suas experiên-

cias com suas turmas de EJA. Neste sentindo,

Ao buscarmos realizar uma prática de educação

libertadora, humanizadora, devemos focar nossos

olhares em um processo contínuo de compromis-

so de educadores com a realidade na qual estamos

inseridos. Na medida em que temos convicção de

que a prática educativa não é neutra, estamos

contribuindo para o despertar da consciência crí-

tica dos educandos.” (PEREIRA, CLARO, PEREIRA,

2016, p. 114)

Tendo muitos deles frisado o fato do perfil do edu-

cando da EJA estar mudando nos últimos anos, de modo

que os que compõem estas turmas são cada vez mais jovens

e, sendo alunos que deram problema nas turmas regulares,

após serem reprovados em vários anos, acabam indo para

estas turmas de EJA, normalmente no turno da noite, para

que possam concluir seus estudos.

A Educação de Jovens e Adultos que precisamos

trata-se de uma educação que se volte à realidade

do educando. Constatamos que ele é adolescente,

vindo de escola pública, sujeito que não progrediu

na rede regular de ensino, que não compreende a

importância da escola para sua superação; filho de

pais com pouco estudo (isso também foi aponta-

do em nossa pesquisa); educandos vulneráveis ao

uso de drogas e a um distanciamento da escola,

uma vez que se mostram alheios a essa. (CASEIRA,

2017, p. 115)

Vejo nesta situação, um paralelo do que acontecia com

minha colega de Ensino Médio; ela conviveu com alunos

que se assemelham a este perfil comentado pelos profes-

sores no curso e, provavelmente, se ela ingressasse em uma

turma de EJA com este perfil de educando, talvez tivesse os

mesmos problemas que teve quando ingressou em minha

turma: era visível que ela estava ali por garra e determina-

ção; isto ficava bastante claro quando se incomodava com