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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

dispõe o objeto de estudo (discursos

) e expõe a temática

(fundamentos éticos), se convertendo em campo empí-

rico rico para pensarmos os fundamentos da educação

contemporânea. No processo de análise dos discursos te-

mos como referencial teórico a hermenêutica filosófica,

de Hans-Georg Gadamer, que com seus modelos estrutu-

rais e considerações acerca da compreensão encaminha

a análise para além de uma leitura objetiva, nos propor-

cionando abertura frente aos textos que se apresentam.

Como referencial auxiliar João Barroso contribui com a

caracterização do modelo de regulação que encontramos

no MESP.

Uma revisão do movimento nos proporcionou o

contato com alguns dados relevantes que devem ser consi-

derados em nossa exposição. O MESP não é apenas um mo-

vimento em prol da defesa dos estudantes ou um site sobre

o assunto. Mas uma organização que rendeu dois Cadastros

de Pessoa Jurídica (CNPJ) a Miguel Najib. A primeira em-

presa (CNPJ 23.857.417/0001-70) aberta em 28 de outubro

de 2015, tem por Razão Social e Nome Fantasia Associação

Escola Sem Partido.

Sua principal atividade econômica é “atividades de as-

sociações de defesa de direitos sociais”. A segunda empresa

(CNPJ 22.743.156/0001-03) aberta em 26 de junho de 2015,

tem por Razão Social Escola Sem Partido Treinamento e

Aperfeiçoamento Eireli-ME e por Nome Fantasia Escola Sem

Partido. Sua principal atividade econômica é “treinamento

em desenvolvimento profissional e gerencial”. Tratando-se

de uma Eireli-ME (Empresa Individual de Responsabilidade

Limitada – Micro Empresa), podemos saber que há apenas

um sócio, o próprio empresário, e que sua receita bruta

anual é inferior ou igual a trezentos e sessenta mil reais. Esta

empresa é autora do processo Nº 64253-55.2016.4.01.3400,

de 04 de novembro de 2016, que versa sobre os Direitos

Humanos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e

culminou com a retirada do critério que atribuía nota zero às

redações que viessem a ferir os direitos humanos. A crítica

ao pensamento de Paulo Freire se situa no horizonte político