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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

empreendermos ações para modificá-las e promovê-las no

nosso espaço educativo, levando consequentemente a uma

nova prática educativa, construída essencialmente pela ação

dos educadores.

Assim, por meio da pesquisa-formação é possível

constituir processos autoformativos com enfoque nos prin-

cípios da pedagogia da autonomia: o diálogo, a humilda-

de, o bom-senso, a amorosidade, a coragem, a política, a

criticidade, a ética, a esperança e a alegria, pois estes são

elementos essenciais e constitutivos das novas formas de

fazer educação e acreditar no sonho possível de construir

um amanhã transformador, mais humano e mais justo.

Desse modo, ao destacarmos as contribuições da Pes-

quisa-Formação, sustentadas nos estudos de Josso, referen-

tes ao processo autoformativo, compreendemos que o edu-

cador em toda a sua ação profissional estará se construindo

e reconstruindo, mediatizado pelo encontro dialógico e de

conversação das relações inter e subjetivas.

Freire e Josso se entrelaçam em seus estudos nos

apontando o quanto a diversidade humana é rica e incon-

clusa. A existencialidade da pessoa humana carece se imbri-

car em sua subjetividade para assim tecer e re-olhar a sua

própria condição, que se faz e refaz na interlocução com a

sua essência e na relação com o outro. Freire (1996) aponta

para uma construção que nasce da pergunta, da interação

e propicia o pensar autônomo. Enquanto Josso (2004) nos

mostra que a interlocução se constrói nas superações e co-

nexões entre o saber e a formação intra e interpessoal, que

promoverão a evolução da pessoa, pois ao compreender o

seu processo autoformativo, estende sua compreensão vi-

vencial para novos saberes e inter-relações.

Portanto, a formação inicial e continuada do educa-

dor, passa no primeiro momento, pela compreensão que

tem de si e do outro, acolhendo experiências e construindo

novos saberes, que podem ser mediatizados pelo encontro,

pela troca, pelas relações que constrói ao longo de sua jor-

nada existencial.