Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1324 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1324 / 2428 Next Page
Page Background

1324

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

mundo virtual inibe esse jovem aos sonhos, inibe sentimen-

tos, e isso é um direito dele independente daquilo que lhes

é ensinado por seus educadores. Portanto, a sociedade glo-

balizada na contemporaneidade, indica mudanças no ponto

de vista educacional. Mais do que em qualquer outro pe-

ríodo, é preciso agora estar atento aos desafios que envol-

vem a prática educativa, às novas tecnologias cuja natureza

interativa promove e facilita a aprendizagem do educando.

A afirmação de que as “coisas são assim porque não

podem ser de outra forma” é odientamente fatalis-

ta, pois decreta que a felicidade pertence apenas

àqueles que têm poder. Os pobres, os deserdados,

os excluídos estariam fadados a morrer de frio, não

importa se no Sul ou no Norte do mundo. (FREIRE,

2006, p. 23).

Isto vale, sobretudo, à formação do professor onde,

para Freire, a formação é um canal favorável às mu-

danças, já que por meio da concepção de educador

que este estabelece ao longo de sua vida acadêmi-

ca, será possível entendê-lo como um sujeito ético-

-político transformador. (FREIRE, 1977).

Deste modo, professores em formação, tornam-se su-

jeitos pró-ativos onde podem estabelecer uma epistemologia

voltada para uma educação emancipatória. Nesse sentido, a

educação é uma invenção humana e, se em algum lugar foi

feita um dia de um modo, pode ser mais adiante refeita de

outro. (BRANDÃO, 1983). Esse reiventar é o que a universida-

de precisa desenvolver nos educandos, como forma de mobi-

lizá-los para a mudança e na luta pela liberdade de expressão.

Portanto esperamos que: pensar, refletir, ler, dialogar,

escutar e olhar a realidade é uma passagem na construção de

um caminho para atingir uma prática pedagógica inovadora e

articulada com a ciência da área profissional em gestão.

A PRÁXIS NO COTIDIANO DA DOCÊNCIA EM

EDUCAÇÃO

A complexidade da sociedade contemporânea vem

fazendo com que as práticas pedagógicas dos professores/