Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1321 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1321 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1321

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

clubes esportivos, academias de ginásticas, clínicas, assim

também como em espaços distintos onde requer o trabalho

destes profissionais.

Além disso, uma nova atribuição da área se dá com

relação aos grupos especiais, que vai desde crianças, jovens,

adultos portadores de deficiência, como pessoas hiperten-

sas, com problemas de obesidade, gestantes e idosos.

Por essa razão, ao longo desses últimos anos, surgem

muitas discussões da área da EF a respeito da comparação

curricular. O currículo atenderia melhor estas novas deman-

das? Existem discussões a partir de uma análise crítica sobre

a probabilidade dos cursos de licenciaturas virem a con-

templar todas as

novas competências e habilidades exigidas

,

e isso tem acarretado constantes mudanças destes cursos

com relação às suas concepções, seus objetivos e modelo

de perfil profissional.

Desse modo, podemos acompanhar nos Projetos Pe-

dagógicos das instituições constantes acréscimos ou can-

celamentos de disciplinas, assim como, um aumento ou di-

minuição no tempo de formação dos acadêmicos. Contudo,

para Kunz (1998), em seus estudos sobre a formação profis-

sional na área, as alterações realizadas nos cursos de licen-

ciaturas não dão conta de um preparo adequado ao profis-

sional da EF, especialmente na área não escolar, e em função

dessa preocupação em não conseguir atender determinadas

áreas é que se justifica, para ele, uma necessidade do pensar

em modelos de habilitação e terminalidade do curso, entre

eles, o curso de bacharelado, no qual vem sendo alvo de

várias instituições no Brasil, nestas últimas três décadas.

Nesse contexto, em 31 de março de 2004 foi editada

a resolução nº 07 do Conselho Nacional de Educação (CNE)

4

que serve de base para a construção dos currículos dos cur-

sos superiores em EF em que propõem a divisão/separação

da formação na área em duas modalidades: Licenciatura e

Bacharelado.

4

Esta resolução Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos

de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena.