Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1306 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1306 / 2428 Next Page
Page Background

1306

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

dos estudos de Josso e a relação entre a construção da au-

tonomia, objeto dos estudos de Freire, para a autoformação

do ser educador.

PROCESSOS DE AUTOFORMAÇÃO DO SER EDUCADOR

Na modalidade pesquisa-formação, de acordo com

Josso (2004), a pessoa é, simultaneamente, objeto e sujeito

da formação. Assim, o pesquisador-formador tem a função

de mobilizar os sujeitos (objetos da pesquisa) para a capa-

cidade reflexiva.

Ao sujeito da pesquisa é possibilitado a reflexão de

si mesmo, na dinâmica da auto-observação, para o alarga-

mento das capacidades de autonomização, de iniciativa e

criatividade. Conforme Josso (2004, p. 191,) o trabalho de

autoformação:

desemboca na compreensão de que a procura de

uma autonomização do pensamento, e a constru-

ção de uma subjetividade autêntica passam por co-

locar em prática um projeto de si como autor-pes-

quisador por meio da reinterpretação, para si, das

valorizações simbólicas coletivas e dos múltiplos

referenciais para o sujeito pensar a sua vida.

A pesquisa-formação como dispositivo educativo pro-

põe a orientação dos sujeitos à produção de conhecimento

e do projeto de formação. Nesse sentido, o pesquisador-

-formador instiga o sujeito à construção do projeto de for-

mação que dá sentido ao seu ato de aprender, no formar-se

e transformar-se como pessoa.

Para Josso (2004), o projeto de formação constituído

pelo sujeito e mediado pelo pesquisador-formador, a partir

de estratégias instigadoras das experiências, requer a ação

de projeção. O processo de projeção é constituído pelo ato

de aprender a descobrir novos meios de pensar e de fazer

diferente. Assim, como metodologia, a pesquisa-formação

tem o objetivo de mobilizar a subjetividade e intersubjeti-

vidade dos sujeitos como modo de produção do saber-ser,

saber-fazer e saber pensar socioculturais.