Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1259 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1259 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1259

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

retornar aos estudos. Comentava com as colegas da escola

o meu desejo, foi assim que uma colega que já estava cur-

sando a Pedagogia no IFRS no projeto PARFOR, indicou os

caminhos a seguir. Sem nenhuma dúvida, na primeira data

aberta para a inscrição eu estava lá. Inscrevi-me, juntamente

com outras três colegas. Fomos ao sorteio e todas entramos,

uma desistiu antes mesmo de começar. Hoje curso o sexto

semestre de Pedagogia. No início pareceria um tempo in-

terminável quatro anos. Agora a sensação é de que passou

muito rápido. Talvez pela alegria e prazer em estar realizan-

do mais uma etapa de um projeto de vida.

Ao parar para escrever essa

carta

, fui resgatando mi-

nha história, revisitando minhas memórias, mas mais do que

isso fui sentindo o resultado desse tempo de estudo. Sem

ter passado por tantos professores, que ofereceram tantas

oportunidades de reflexão certamente meu relato teria ou-

tra interpretação. Sem as fundamentações teórica apresen-

tadas, não saberia contextualizar minha história. Falaria de

tudo o que aconteceu, mas sem me questionar do porquê,

do como, do onde. O curso de Pedagogia foi abrindo novas

janelas para o mundo. É um constante admirar-me com a

complexidade da vida. Ser professora, é sim uma profissão!

Adquirir e construir conhecimento é liberta-se de uma pri-

são invisível e cruel. Como fala Paulo Freire (1997) é o “em-

poderamento que traz a autonomia e a capacidade de ser

sujeito da sua vida” (p. 46).

COMO O PARFOR/IFRS CONTRIBUI OU CONTRIBUIU

NESSA CAMINHADA

MÁRCIA

?

Minha entrada no PARFOR foi mais um passo em mi-

nha formação acadêmica desde a alfabetização. Foi uma de-

cisão consciente do que necessito para atingir o objetivo

como educadora. Por suas características como Programa

de Governo para preencher uma lacuna na formação de pro-

fessores da educação brasileira encaixou-se perfeitamente

com as características da minha etapa de vida. Recorrer a

um curso superior convencional apresentava uma série de