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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

por completo em um ano ou dois de formação continuada,

antes é processo permanente das leituras possíveis da rea-

lidade; assim, para cada realidade “lida”, uma intervenção

coerente e consistente com suas solicitações.

Nessa perspectiva, na disciplina de Prática Docen-

te, levando em consideração os diferentes interesses das

graduandas bem como o conjunto de disciplinas daquele

semestre

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, propus como atividade final que as mesmas se

aventurassem

a escrever uma carta endereçada para um au-

tor da área da educação com o qual se sentissem

convidadas

a estabelecer um diálogo por vezes intermitente ou para si

mesmas como forma de recriar o vivido. Compreendendo

carta como um objeto material, que tem uma singularida-

de peculiar ao seu estilo, apresenta indícios de uma cultura,

de um meio e vestígios de práticas sociais de uma época

na qual o indivíduo está inserido. Estas fazem parte de um

conjunto de documentos que têm como meta alcançar um

destinatário. Elas englobam a “escrita de si”, onde o sujeito

assume em primeira pessoa uma posição em relação à sua

vida, à vida do seu correspondente, a determinado assunto

ou a pessoas.

Escrever cartas exige tempo, reflexão e disciplina, pois

é uma forma de compartilhar vivências mais pessoais, ínti-

mas e até mundanas. Escrevem-se e mandam-se cartas pe-

los mais variados motivos, quase obsoletas na era digital.

Fez-se necessário despirem-se de seus conceitos e precon-

ceitos ao desnudarem-se no ato de escrever ao mesmo pas-

so que ao lançar a proposta ou propor o desafio, também

foi preciso me desacomodar, estimulando a lapidarem as

suas escritas adentrando os muitos caminhos da construção

do conhecimento. Esta aventura, porque escrever é no dizer

de Marques (2008) “navegar por mares nunca antes nave-

gados” (p. 43), propiciou o vislumbrar de outros ares ou de

outros mares. Este exercício, instigou que sonhar com outra

escola básica possível é continuar a discutir, a ler, a parti-

cipar ativamente de encontros e momentos de continuada

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Para lembrar, sexto semestre do curso de Pedagogia.