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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

lógicos, didático-pedagógicos, políticos e metodológicos

que precisam sustentar os currículos das licenciaturas dos

Institutos Federais, contribuindo de forma significativa com

propostas que contemplem as exigências sociais, econô-

micas e culturais diversificadas. Constituir o IFFar -

Campus

Santo Ângelo, como espaço compartilhado de reflexão e

problematização de conhecimentos no campo da formação

de professores, instituindo cursos com maior densidade e

significância acadêmica, é um desafio permanente.

Nesse contexto, compreende-se que a formação ini-

cial precisa ser pensada e organizada no interior das ins-

tituições, compreendida como uma intervenção necessária

para provocar mudanças e favorecer a qualidade de todo o

Sistema Nacional de Educação, construindo um novo pro-

fissionalismo docente de acordo com as ideias educativas

democráticas e dialógicas, fortalecendo sobremaneira os

conhecimentos do campo profissional.

Se podes ver, repara! Reparar é olhar com atenção!

Envolvidos com nosso trabalho nem sempre para-

mos para refletir. Isso nos impede de reparar, de

fazer reflexão! Mas alguns automatismos nos levam

adiante! Porém é preciso ter cuidado para que a

vida e o trabalho não se deem em automatismo. É

preciso reparar! (RIOS, 2012, s.p.).

ANÁLISE

Considerando que o IFFar incentiva o desenvolvimen-

to de pesquisas que promovam um retorno imediato à co-

munidade e arranjos produtivos locais e regionais, conjec-

tura-se que esse movimento de estudos e investigações irá

contribuir para a ampliação do debate, com vistas a consti-

tuir uma sólida e articulada proposta de formação de pro-

fessores para a educação profissional e tecnológica no IFFar

– Campus

Santo Ângelo.

Portanto, com o desenvolvimento desse projeto, foi

possível especificar alguns princípios epistemológicos, didá-

tico-pedagógicos, políticos e metodológicos que precisam

sustentar os currículos das licenciaturas dos Institutos Fede-