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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

res de um programa educacional para professores (Teixeira,

1963).

OBJETIVO(S)

No campo dos objetivos pretendemos delinear, como

que guiados pelos três princípios de procedimentos para

ação docente dialógico-problematizadora, organizaríamos

o referido programa educacional, em sua matriz didático-

-metodológica.

Inicialmente, problematizamos que, em especial na

situação-problema golpe de Estado de 2016, vivida inten-

samente por todos nós, o princípio “Não há docência sem

discência” (Freire, 1996) está encharcado de sentido peda-

gógico, pois os sujeitos cognoscentes envolvidos, docen-

tes e discentes, precisam estar sendo educador-educando

e educando-educador. Em outras palavras, é necessário e

indispensável a instalação do diálogo-problematizador, de

natureza amorosa e não constrangedora, mas que não se

caracterize bate-papo informal.

A seguir e, não menos importante, ao invés disso, im-

porta saber o saber essencial, o educador-educando, mes-

mo com mais história cognoscente, habilidades e compe-

tências escolares, não pode explicar ou proferir a respeito

do acontecido, seja lá por quais referenciais teóricos, pois

“Ensinar não é transferir conhecimento”. Conhecimento na

esfera do par Ciência-Tecnologia não se comunica unidire-

cionalmente como o fazem os meios de comunicações com

as informações que consideramos veladas e distorcidas.

Neste escopo pedagógico o movimento codificação-desco-

dificação é quintessência da cognoscência para a liberdade.

Em outras palavras, é preciso investigar a temática com os

educandos-educadores, para saber o que sabem e reduzi-la

tematicamente, extraindo desse processo os temas gerado-

res a ensinar-aprender, sempre dialógico-problematizadora,

insistamos.

Finalmente, talvez o mais importante dos três princí-

pios pedagógicos para a autonomia humana, que é “Ensinar