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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

nas, formadores conteudistas e a equipe da Universidade -

sabendo o valor de sua língua, questiona e manifesta a sua

indignação “[...] porque temos as aulas de inglês e espanhol?

Porque não podemos ter kaingang?”. Os encontros de for-

mação dos professores kaingang e guarani são momentos

de uma escuta sensível e com um diálogo intercultural, onde

todos aprendem.

Os(as) professores(as), sábios(as) indígenas kaingang e

guarani estão aprendendo a “dizer a sua palavra”.

Segundo Ernani Fiori, na Pedagogia do Oprimido, onde

ele afirma que... é a própria dialética em que se existencia o

homem. Mas, para isto, para assumir responsavelmente sua

missão de homem, há de aprender a “dizer a sua palavra”,

pois com ela, constitui a si mesmo e a comunhão humana

em que se constitui, instaura o mundo em que se humaniza,

humanizando-o. Com a palavra o homem se faz homem. Ao

dizer a sua palavra, pois, o homem assume conscientemente

sua essencial condição humana. (FREIRE, 1987, p.13)

Portanto, cabe ao povo indígena dizer a palavra do ca-

minho no processo histórico cultural.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: ...CHEGANDO A ALGUNS

CAMINHOS...

A educação escolar indígena como uma busca incessan-

te e sem prazo, como uma alternativa para a emancipação so-

cial dos povos indígenas. O trabalho coletivo com diferentes

áreas do conhecimento, tais como: antropologia, filosofia, so-

ciologia, história, artes, música e educação unidos para desve-

lar a cultura indígena, se constitui em um processo interdisci-

plinar. Para Freire (1987, p. 102), “[...] a tarefa do educador dia-

lógico é, trabalhando em equipe interdisciplinar este universo

temático recolhido na investigação, devolvê-lo, como proble-

ma não como dissertação, aos homens de quem recebeu”. Eis

o desafio de um trabalho comprometido politicamente e coe-

rente com os desafios de uma educação intercultural.

A formação de professores (as) indígenas é a formação

de educadores e educadoras que querem fazer a diferença