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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

na educação do seu povo, que valorizam a sua cultura, a

sua língua materna, a memória oral, a ancestralidade, que

também respeita as outras etnias e a cosmologia. Pensar a

educação indígena é uma oportunidade de se pensar na di-

ferença de ver o mundo desde outro lugar, através de uma

troca de culturas, de sentimentos, de alegria.

A Ação Saberes Indígenas na Escola, é uma formação

continuada diferenciada, que vem pensando a educação es-

colar indígena, como uma educação intercultural possível,

para uma escola diferenciada e libertadora, onde os ato-

res(as) da educação aprenderam a dizer a sua palavra.

REFERENCIAS

FORNET-BETANCOURT, Raúl (Entrevista).Reflexiones de Raúl

Fornet-Betancourt sobre el concepto de interculturali-

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FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janei-

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______. Política e Educação: ensaios. São Paulo, Cortez, 1993

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SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e re-

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2007.