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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Na própria análise do autor, focando em nossos gri-

fos da citação anterior, trata-se de “uma

educação para a

decisão, para a responsabilidade social e política

” (Freire,

1967, p.95, grifos em negrito nossos) e além disso,

“Uma educação que possibilitasse ao homem a

discussão corajosa de sua problemática

. De sua

inserção nesta problemática

. Que o advertisse

dos perigos de seu tempo, para que, consciente

deles, ganhasse a

força e a coragem de lutar

, ao

invés de ser levado e arrastado à perdição de seu

próprio “eu”, submetido às prescrições alheias.

Educação que o colocasse em diálogo constan-

te com o outro

. Que o predispusesse a constantes

revisões. À

análise crítica de seus “achados”

. A

uma certa rebeldia, no sentido mais humano da

expressão. Que o

identificasse com métodos e

processos científicos

. (Freire, 1967, p. 97, grifos

em negrito nossos).

Desta forma, pelos grifos acima e pela citação a se-

guir, não apenas critica a escolaridade brasileira, como dela

se distancia, pois projeta uma mudança cultural nas práti-

cas escolares. Ou seja, a “nossa

cultura fixada na palavra

corresponde a nossa inexperiência do diálogo, da in-

vestigação, da pesquisa

, que, por sua vez, estão intima-

mente ligados à criticidade, nota fundamental da mentali-

dade democrática” (Freire, 1967, p.103, grifos em negrito

nossos).

METODOLOGIA

É na instância da obra, especificamente em “Educa-

ção e Conscientização”, que o autor explicita, de forma sis-

temática sua proposta metodológica, que adotamos como

procedimento-guia para nossas práticas formativas de pro-

fessores, esboçando os problemas “como realizar esta edu-

cação? Como proporcionar ao homem meios de superar

suas atitudes, mágicas ou ingênuas, diante de sua realida-

de?” (Freire, 1967, p.114). A resposta do autor, é a nosso ver,

epistemologicamente didático-metodológica: