Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1149 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1149 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1149

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA

Quem somos?

A escola onde atuamos está localizada em um bairro

periférico do município de Canoas, Rio Grande do Sul, com

cerca de 420 estudantes cursando do 1° ao 9° ano do ensi-

no fundamental. Das famílias que compõem a comunidade,

muitas têm sua renda baseada em empregos informais e

alguns estudantes se encontram em situação caracteriza-

da como vulnerabilidade social. Assim, a instituição possui

vários projetos buscando aproximar o estudante da escola

oferecendo atividades em turno inverso às aulas regulares e

atividades apoiadas por organizações não-governamentais.

Nossa experiência de trabalho teve início com o ano

letivo de 2018. No segundo dia após o retorno das férias

escolares, nos reunimos na escola a fim de, juntos, plane-

jarmos o projeto para Feira de Ciências a ocorrer no mês de

agosto.

Compomos um coletivo de cinco professores, dos

anos finais do ensino fundamental, das disciplinas de Ciên-

cias, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Ar-

tes com o intuito de construir as primeiras ideias a balizar o

projeto. Importante ressaltar que a professora de Ciências é

estudante de doutorado e seu foco de interesse são os pro-

cessos de ensino e aprendizagem que circundam as feiras

de ciências e os diferentes atores envolvidos - professores e

estudantes -. O professor de Língua Portuguesa atualmente

é estudante de mestrado, e seu foco de estudos são os pro-

cessos de letramento científico que envolvem as diferentes

fases de participação na construção de um projeto científico.

A professora de Língua Inglesa já participou anteriormente

como professora orientadora de projetos em feiras em nível

estadual. O professor de Artes participou anteriormente de

diferentes projetos na escola, inclusive como orientador de

feira de ciências em nível municipal. O professor de Mate-

mática possui menor tempo de atuação enquanto docente,

porém, por já fazer parte como professor colaborador na