Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
responsabilidades; b) por parte dos cidadãos, uma postura mais
atenta à política, menos letárgica – não ficando somente nas ma-
nifestações da rua ou em postagens de atitude de luta (‘o gigante
acordou’) –, mas mais ação, mais atuação frente às demandas
políticas, para além das críticas.
5 Cidadania em ummundo conectado: processos
de interação
Os interacionistas simbólicos da Escola de Chicago
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afirmam que a sociedade não pode ser estudada fora dos proces-
sos de interação entre as pessoas, e que é constituída pela comu-
nicação. As pessoas se relacionam através de símbolos, e estes
estruturam o processo de comunicação. E aqui se tenta expor
a ideia sobre a constituição de um espaço de interação. A partir
de Mead, entende-se que a sociedade existe enquanto atividade
cooperativa de indivíduos, enquanto realização permanente de
atos e trocas possibilitadas pela comunicação e que esta é condi-
ção de possibilidade da interação social, que se confunde com a
sociedade (FRANÇA, 2007).
A experiência de abertura de espaços deliberativos
numa administração pública, por exemplo, há de ser considerada
uma condição de possibilidade de interação social e comunica-
cional, e, de acordo com o interacionismo simbólico, o processo
de interação comunicacional não acontece simplesmente numa
situação de estímulo e resposta, é antes expressão, interpreta-
ção e resposta, ou seja, tem como núcleo central a reflexividade.
A duplicidade do processo de comunicação leva ao con-
ceito de
self
que se constitui na interação com o outro. Portanto,
ele não é algo acabado, mas está em processo contínuo. Para
Mead, o
self
não é um dado imediato, com o qual se nasce, mas
uma construção simbólica, que surge no processo de interação
desses seres com seus semelhantes, dentro de determinada co-
munidade (RÜDIGER, 2003). No entanto, o
self
sem espaço para
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Fundada nas primeiras décadas do século XX, a partir da reflexão teórica sobre
a comunicação, lançando fundamentos chamados de interacionismo simbólico.
Alguns de seus pensadores, além de Mead, considerado o pai do interacionismo
simbólico: Sapir, Peirce e Park.