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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

responsabilidades; b) por parte dos cidadãos, uma postura mais

atenta à política, menos letárgica – não ficando somente nas ma-

nifestações da rua ou em postagens de atitude de luta (‘o gigante

acordou’) –, mas mais ação, mais atuação frente às demandas

políticas, para além das críticas.

5 Cidadania em ummundo conectado: processos

de interação

Os interacionistas simbólicos da Escola de Chicago

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afirmam que a sociedade não pode ser estudada fora dos proces-

sos de interação entre as pessoas, e que é constituída pela comu-

nicação. As pessoas se relacionam através de símbolos, e estes

estruturam o processo de comunicação. E aqui se tenta expor

a ideia sobre a constituição de um espaço de interação. A partir

de Mead, entende-se que a sociedade existe enquanto atividade

cooperativa de indivíduos, enquanto realização permanente de

atos e trocas possibilitadas pela comunicação e que esta é condi-

ção de possibilidade da interação social, que se confunde com a

sociedade (FRANÇA, 2007).

A experiência de abertura de espaços deliberativos

numa administração pública, por exemplo, há de ser considerada

uma condição de possibilidade de interação social e comunica-

cional, e, de acordo com o interacionismo simbólico, o processo

de interação comunicacional não acontece simplesmente numa

situação de estímulo e resposta, é antes expressão, interpreta-

ção e resposta, ou seja, tem como núcleo central a reflexividade.

A duplicidade do processo de comunicação leva ao con-

ceito de

self

que se constitui na interação com o outro. Portanto,

ele não é algo acabado, mas está em processo contínuo. Para

Mead, o

self

não é um dado imediato, com o qual se nasce, mas

uma construção simbólica, que surge no processo de interação

desses seres com seus semelhantes, dentro de determinada co-

munidade (RÜDIGER, 2003). No entanto, o

self

sem espaço para

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Fundada nas primeiras décadas do século XX, a partir da reflexão teórica sobre

a comunicação, lançando fundamentos chamados de interacionismo simbólico.

Alguns de seus pensadores, além de Mead, considerado o pai do interacionismo

simbólico: Sapir, Peirce e Park.