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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

confundem e obscurecem as questões (diversas e complexas)

que elas trazem.

Após essa explanação, faremos um caminhar sob a teo-

ria da midiatização levando em consideração não somente o que

Miège nos traz, mas cruzando-o também com outros autores da

área, visto que a midiatização é um processo que afeta o funcio-

namento de práticas dos diferentes campos sociais, inclusive o

turismo, e seus processos de interação, que levam em conta a

existência da cultura e de operações midiáticas. Veremos, então,

como as TIC estão afetando as práticas turísticas, transformando

o campo e fazendo inclusive uma nova forma de fazer turismo.

2 As TIC como um paradigma

A técnica é hoje difundida em todos os campos sociais,

mas particularmente, de forma insistente e sempre renovada, na

esfera da informação-comunicação. A pregnância dos discursos

fundados no determinismo técnico é um entrave à compreensão

daquilo que devemos à técnica no desenvolvimento desta área.

A partir de critérios técnicos baseados no fluxo digital,

os profissionais começam por distinguir os serviços de acordo

com a sua finalidade com uma categorização que parece retros-

pectivamente bastante completa: serviços de relacionamento,

de consulta e de negociação, de entretenimento e lazer, de vigi-

lância e controle.

Todo dispositivo técnico modifica em certa medida a

comunidade e institui uma nova função que torna possível o

advento de outros dispositivos técnicos. Ele se insere, portanto,

nesta continuidade que não exclui a mudança, mas a estimula,

porque as exigências estão sempre adiantadas com relação às

realizações. As TIC são, ao mesmo tempo, técnicas de comunica-

ção e mídias de um tipo novo, cujas eventualidades ainda estão

em formação.

Elas não se desenvolvem independentemente umas

das outras, mas tendem cada vez mais a reforçar sinergias e as

complementaridades mútuas. Além disso, estabelecem relações

complexas com o conjunto das outras mídias e das mediações

sociais; desta forma, umas e outras não podem ser pensadas iso-