Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
confundem e obscurecem as questões (diversas e complexas)
que elas trazem.
Após essa explanação, faremos um caminhar sob a teo-
ria da midiatização levando em consideração não somente o que
Miège nos traz, mas cruzando-o também com outros autores da
área, visto que a midiatização é um processo que afeta o funcio-
namento de práticas dos diferentes campos sociais, inclusive o
turismo, e seus processos de interação, que levam em conta a
existência da cultura e de operações midiáticas. Veremos, então,
como as TIC estão afetando as práticas turísticas, transformando
o campo e fazendo inclusive uma nova forma de fazer turismo.
2 As TIC como um paradigma
A técnica é hoje difundida em todos os campos sociais,
mas particularmente, de forma insistente e sempre renovada, na
esfera da informação-comunicação. A pregnância dos discursos
fundados no determinismo técnico é um entrave à compreensão
daquilo que devemos à técnica no desenvolvimento desta área.
A partir de critérios técnicos baseados no fluxo digital,
os profissionais começam por distinguir os serviços de acordo
com a sua finalidade com uma categorização que parece retros-
pectivamente bastante completa: serviços de relacionamento,
de consulta e de negociação, de entretenimento e lazer, de vigi-
lância e controle.
Todo dispositivo técnico modifica em certa medida a
comunidade e institui uma nova função que torna possível o
advento de outros dispositivos técnicos. Ele se insere, portanto,
nesta continuidade que não exclui a mudança, mas a estimula,
porque as exigências estão sempre adiantadas com relação às
realizações. As TIC são, ao mesmo tempo, técnicas de comunica-
ção e mídias de um tipo novo, cujas eventualidades ainda estão
em formação.
Elas não se desenvolvem independentemente umas
das outras, mas tendem cada vez mais a reforçar sinergias e as
complementaridades mútuas. Além disso, estabelecem relações
complexas com o conjunto das outras mídias e das mediações
sociais; desta forma, umas e outras não podem ser pensadas iso-