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Na implementação foram validados cada módulo separadamente e, posteriormente foi
desenvolvida a validação integral do GIR@SSOL. Dados reais foram utilizados para a
validação do módulo de simulação.
A validação de face do GIR@SSOL foi desenvolvida com a participação de potenciais
usuários do sistema (acadêmicos e profissionais), que após receberem instruções sobre o
funcionamento, o utilizaram com intuito de verificar a facilidade de uso do mesmo. O
principal objetivo da validação de face foi alcançar consistência entre as visões do analista do
sistema/modelador e a do usuário potencial do modelo de um modo oportuno e efetivo em
custo. Para a execução da validação do GIR@SSOL como um todo, foram desenvolvidos
estudos de caso com dados reais do processo de coleta de RCD de Palmas. O fluxograma da
metodologia utilizada pode ser verificado na Figura 1.
Figura 1 - Relação entre os subsistemas do GIR@SSOL.
Dos questionários aplicados às empresas de coleta e transporte de entulhos foram
extraídos o volume médio recolhido por cada empresa durante o primeiro bimestre do ano de
2014, as locações das obras atendidas durante esse mesmo período e o ponto de destinação
desse material. A Associação Tocantinense de Transporte de Entulhos e Resíduos
(ASTETER), possui atualmente 11 empresas vinculadas, destas 7 foram cenário do nosso
estudo, mas somente 4 retornaram o questionário.
O volume de despejo mensal de cada empresa foi obtido através da ASTETER que
disponibilizou para cada empresa um vale-contêiner, e, essa de posse desse documento, teve
acesso à área destinada pela prefeitura para despejo dos resíduos. A locação das obras
atendidas foi obtida diretamente nas empresas de transporte de entulhos por meio dos
questionários.
A prefeitura contribuiu com o desenvolvimento da pesquisa disponibilizando todos os
endereços das obras em execução durante o período de tempo em estudo, esse dado foi
possível considerando que a legalização de uma obra é realizada via alvará de construção,
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