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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi

[...]

E sei que o estudo é uma coisa boa

O problema é que sem motivação a gente enjoa

O sistema bota um monte de abobrinha no pro-

grama

Mas pra aprender a ser um ingonorante (...)

[...]

Não tenho outra saída

Mas o ideal é que a escola me prepare pra vida

Discutindo e ensinando os problemas atuais

E não me dando as mesmas aulas que eles deram

pros meus pais

Com matérias das quais eles não lembram mais

nada

[...]

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente artigo traz as primeiras experiências em

sala de aula, como professor de Sociologia, numa escola do

sistema de ensino da rede pública. No estágio de dois se-

mestres foi oportunizado entrar em contato com as mais

diferentes questões que envolvem a realidade da educação,

também com todos aqueles envolvidos na rotina de uma

escola, como servidores administrativos, diretores, pais, pro-

fessores e alunos.

O artigo buscou problematizar o sistema de ensino

não como um local de formação de indivíduos autônomos

como se deve se esperar da escola, mas pelo contrário, de

um sistema predominantemente ocupado em formar sutil

e perversamente futuros adultos resignados, despolitizados

conformados e disciplinados para o mundo do trabalho. À

escola, conforme os diferentes autores apresentados ser-

vem à função de “não ensinar”, mas de alienar através da

disciplina, da cobrança à obediência, e da carga excessiva de

conteúdos a serem memorizados e que pouco servem nas

questões concretas dos jovens estudantes, conforme Roger

Dangeville classificou um ensino livresco que separa o co-

nhecimento, entre a teoria e prática.