Table of Contents Table of Contents
Previous Page  983 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 983 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

983

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

sentir aversão pelo estudo? Isto é suficiente para

enfadar mesmo aqueles que têm inclinação para o

estudo.

A disciplina como forma de habituar ao trabalho é

uma característica das instituições de ensino desde o seu

surgimento. William Temple em 1770 recomendava que as

crianças pobres da Inglaterra fossem enviadas aos quatro

anos de idade aos asilos de pobres e fossem empregadas

nas manufaturas e que ainda tivessem duas horas de aulas

por dia.

É considerável a utilidade de estarem constante-

mente empregadas, de algum modo pelo menos

durante doze horas por dia, ganhando o seu sus-

tento ou não; pois, por esse meio, esperamos que a

nova geração fique tão acostumada com o trabalho

constante que ele acabe por se revelar uma ocu-

pação agradável e divertida para eles (THOMPSON,

1996, p. 292).

Uma instituição educativa que coloca o saber teórico

antes do prático que ensina através da construção de um

conhecimento eminentemente teórico baseado na memori-

zação, enfatiza um conhecimento livresco, abstrato e vazio.

Em

O Capital,

Marx cita um outro de seus precur-

sores ingleses: “

Aprender na ociosidade não é me-

lhor que aprender a ociosidade...

O sofrimento que

um homem poupa em prazeres encontrá-lo-á em

doenças. Uma ocupação idiota das crianças torna

pateta o espírito das crianças (DANGEVILLE, 2011,

p. 125).

Quanto as ideias de meritocracia e de igualdade de

oportunidades e condições para que todos sem exceção,

possam acender socialmente através da educação moderna

Dangeville(2011, p. 124)escreve:

Apresentar o ensino como um meio que se oferece

a todos, como uma oportunidade de subida social,

oferecida no alvorecer da vida, independentemente

da origem social dos indivíduos, é típico da abstra-