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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

Ora o que se aprende na escola? Vai-se mais ou me-

nos longe nos estudos, mas de qualquer maneira,

aprende-se a ler, a escrever, a contar, portanto al-

gumas técnicas, e ainda muito mais coisas, inclusive

elementos de cultura científica ou literárias direta-

mente utilizáveis nos diferentes lugares da produ-

ção (uma instrução para operários, uma para os téc-

nicos, uma terceira para os engenheiros, uma outra

para os quadros superiores, etc) Aprendem-se por-

tanto saberes práticos (ALTHUSSER, 1980, p. 21).

Gadotti justifica a retirada das disciplinas de Filosofia e

Sociologia nos governos de direita como conteúdo que não

servem à lógica do modelo escolar e, portanto dispensáveis

da grade curricular, que se volta única e exclusivamente para

formar empregados.

Os regimes políticos de direita nunca toleraram o

ensino da filosofia e das ciências sociais. A supres-

são da filosofia e das ciências sociais está na or-

dem das coisas da rentabilização capitalista. Toda

pesquisa e todo o sistema capitalista precisa estar

atrelado ao capital. Nesse sistema, a filosofia e as

ciências sociais não são apenas, inúteis, mas igual-

mente subversivas daí, portanto a necessidade de

suprimi-las paulatinamente “lenta e gradualmente”.

(GADOTTI, 1983, p.25)

Abaixo trechos da letra da música

Estudo Errado

do

músico Gabriel o Pensador, em que o autor faz a crítica do

sistema de educação e de sua real função na sociedade

moderna.

Eu tô aqui pra quê?

Será que é pra aprender?

Ou será que é pra sentar, me acomodar e obede-

cer?

[...]

Me dei bem, tirei um cem e eu quero ver quem me

reprova

Decorei toda lição

Não errei nenhuma questão

Não aprendi nada de bom

[...]