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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

Comunicando-nos, podemos nos integrar. Integrados,

podemos ser livres. Sendo livres, podemos criar. Criando,

podemos! Porque sabemos de nossa capacidade criativa,

não nos acomodamos ao meio. Ao contrário, modificamos

o meio para que este atenda às nossas necessidades. Esta é

nossa essência humana.

De acordo contigo, integrar-se é a vocação natural do

homem, mas, para que isso ocorra, é mister uma atitude per-

manentemente crítica que supere a atitude do simples ajus-

tamento e acomodação. Isso nos faria estar conectados com

os temas e as demandas de nossa época e com o fim maior

da educação: integrar o sujeito com a sua realidade, com a

sua comunidade, com a solução de sua problemática real.

Assim, os jovens poderiam ler e reinventar, dialogicamente,

as palavramundos de suas comunidades, transformando-as

a partir da experimentação Política (com letras maiúsculas!),

da solidariedade e da liberdade.

REFERÊNCIAS

MORIN, E; DELGADO, C.

Reinventar a educação:

abrir ca-

minhos para a metamorfose da humanidade. Tradu-

ção de Irene Reis dos Santos. São Paulo: Palas Athena,

2016.

FREIRE, Paulo.; FREIRE, A.; OLIVEIRA, W.

Pedagogia da soli-

dariedade

. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.