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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

Os dados estatísticos, porém, ainda estão muito longe

de refletirem esta igualdade. O Censo de 2000 comprova

extremos no que se refere à escolaridade segundo etnia: en-

quanto 16% dos negros e 6% dos brancos permanecia sem

escolaridade; 12% dos brancos chegavam ao ensino supe-

rior e apenas 3% dos negros. Nove anos depois, de acor-

do com o PNAD, estes dados, embora um pouco melhores,

não representam mudança significativa na escolaridade se

consideradas as etnias: 12% dos negros e 5% de brancos

sem escolaridade; 21% dos brancos e apenas 8% dos negros

chegavam ao ensino superior.

A realidade social, de acordo com Freire (2014), não é

fruto do acaso nem pelo acaso se transforma, pois é uma

ação dos homens e é tarefa destes transformá-la. Deste

modo,

o que nos parece indiscutível é que, se pretende-

mos a libertação dos homens, não podemos come-

çar por aliená-los ou mantê-los alienados. A liber-

tação autêntica, que é humanização em processo,

não é uma coisa que se deposita nos homens. Não

é uma palavra a mais, oca, mitificante. É práxis, que

implica a ação e a reflexão dos homens sobre o

mundo para transformá-lo (idem, p.93).

Neste raciocínio e, de acordo com o relator, a Educa-

ção de Jovens e Adultos passa a ter um papel fundamental

nesta dívida social com aqueles cujo acesso e domínio da

escrita e leitura não os tiveram como bens sociais. Segun-

do o Censo de 2000, das 141,5 milhões de pessoas do país

acima de 15 anos, aproximadamente 10,9 milhões frequen-

taram ou estavam frequentando algum curso de EJA, o que

representa 7,7% da população na faixa etária estabelecida.

De acordo com os dados fornecidos pelo MEC

2

, só em

2010 a Educação de Jovens e Adultos registrou 2,5 milhões

de matrículas no ensino fundamental e mais de 1 milhão de

matrículas no ensino médio segundo o Censo Escolar (pelo

sistema Educacenso).

2

MEC / AGÊNCIA BRASIL, 2010