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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

judicar e anular o exercício, em igualdade de condições, dos

direitos humanos e liberdades fundamentais, nos campos

político, econômico, social, cultural e civil, ou em qualquer

outro campo, como nos descreve Gaivizzo, (2014). Logo, a

discriminação significa, na prática, desigualdade. 

O PROJETO MANAS NA ESCOLA

O Projeto Manas na Escola foi criado a partir de uma

demanda levantada pela Associação de Lésbicas, Gays, Bis-

sexuais e Trangêneros de Rio Grande, na qual se formou

uma união entre vários órgãos governamentais e movimen-

tos sociais, entre eles, Universidade Federal do Rio Grande,

Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos e Prefei-

tura Municipal de Rio Grande, consistindo em dar uma nova

oportunidade de concluir o Ensino Fundamental e Médio.

Com ideal de melhorar a vida e reforçar a dignidade dessas

pessoas por meio de uma ação solidária, através de um ser-

viço social focado na Educação, que ajudasse na ascensão

escolar. 

A metodologia visa sempre à funcionalidade e a ace-

leração da aprendizagem de forma a contribuir com a cons-

trução do conhecimento dentro do Ensino de Jovens e Adul-

tos (FREIRE, 2005), através da individualização sistemática de

ensino atendendo as necessidades coletivas e particulares

voltados para a educação que se fizer necessários, fazendo

um trabalho de motivação (visando à permanência dos alu-

nos) e prevenção (palestras sobre prevenção de doenças).

Os educadores participantes do projeto são orientados a

desenvolverem com estas jovens e adultas, conhecimentos

significativos possibilitando novas aprendizagens.  Para tan-

to partimos do objetivo central que consiste na superação

das necessidades mais prementes que se fazem presentes

em seu cotidiano, resgatando e incluindo novamente aos

espaços escolares e ressignificando vivências. 

Com efeito, o projeto realiza espaços dialógicos que

buscam problematizar o âmbito do mundo do trabalho,

reconhecendo as áreas de conhecimento e apresentando