Table of Contents Table of Contents
Previous Page  692 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 692 / 2428 Next Page
Page Background

692

EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

se acontece no momento em que por uma demanda trazi-

da pelas alunas, o projeto começa incluir trabalhadoras e

trabalhadores profissionais do sexo. Enfim, com isso tudo,

buscamos a nossa própria transformação em cidadãos mais

críticos, seja enquanto coordenadores deste projeto e/ou

como educadores, mas também, no desenvolvimento das

ações e das atividades educativas ou extraclasse, envol-

vendo nossas e nossos educandos e suas diversas comu-

nidades. Isto porque, os processos de aprendizagem não

podem ser concebidos independentemente das interações

educador/educando. A sala de aula é o lugar de uma ação

social em que, de forma intencional e planejada, as novas

gerações recebem o aprendizado relativo à tradição cul-

tural, à inserção na sociedade e a compreensão de suas

personalidades. 

REFERÊNCIAS 

CAETANO, M.

Os gestos do silêncio para esconder as dife-

renças

. 2005. 126fl. Dissertação de mestrado. Progra-

ma de Pós-Graduação em Educação da Universidade

Federal Fluminense do Rio de Janeiro, 2005.

______.

Gênero e Sexualidade

: um encontro político com as

epistemologias de vida e os movimentos curriculares.

2011. 228 f. Tese de doutorado. Programa de Pós-Gra-

duação em Educação da Universidade Federal Flumi-

nense do Rio de Janeiro, 2011. 

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da autonomia:

saberes necessá-

rios à pratica educativa

.

Ed. Moderna,1996.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia do oprimido

. 47. ed. Rio de Ja-

neiro: Paz e Terra, 2005.

GAIVIZZO, Soledad Bech.

O Direito dos Povos Indígenas à

Educação Superior na América Latina

: concepções,

controvérsias e propostas. 2015. 160 p. Tese (Douto-

rado em Serviço Social). Faculdade de Serviço Social -

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

(PUC RS), Brasil, Porto Alegre, 2014.