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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

a partir de uma perspectiva horizontal, que a agroecologia

se apresenta como possibilidade emancipatória. Ou seja, é a

materialidade da agroecologia freiriana na práxis educativa

da/na EFASC possibilitando a emancipação de mulheres e

homens.

Mesmo tendo uma realidade das mulheres agricul-

toras encharcada de momentos de discriminação, precon-

ceito e violência, reprodutora de uma sociedade patriarcal

a possibilidade do entrelace mulheres, agroecologia e uma

educação nos caminhos de Paulo Freire se apresenta como

um processo libertador e emancipador. Portanto, a agroe-

cologia freiriana pode se apresentar como possibilidade de

reconhecimento das mulheres como observadoras, investi-

gadoras e produtoras de conhecimento.

Com este entendimento, as jovens estudantes agricul-

toras da EFASC,

percebem e pensam a sua realidade, a rea-

lidade de mulheres agricultoras que, mesmo inseridas numa

relação produtiva que não as valoriza, estão conscientes de

que produzem conhecimento ao praticarem experiências

diárias de resistência. São experiências realizadas na produ-

ção dos alimentos livres de agrotóxicos para consumo da

família, nos cuidados da horta e do pomar de frutíferas e,

também, no processamento e preparação de todos os ali-

mentos para o consumo da família, assim como, nos cuida-

dos e tratos aos pequenos animais da propriedade, que são

criados visando a alimentação. Portanto, é compreensão da

epistemologia das mulheres, emergente nas suas experiên-

cias agroecológicas, como sendo as sementes de mudanças.

REFERÊNCIAS

ALTIREI, Miguel.

Agroecologia: a dinâmica produtiva da

agricultura sustentável

.

4.ed

. – Porto Alegre: Editora

da UFRGS, 2004.

BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (2017). Dispo-

nível em:

http://catalogodeteses.capes.gov.br/catalo go-teses/#!/.

Acessado em janeiro 2018.