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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

EFASC, AGROECOLOGIA E EMANCIPAÇÃO

A EFASC está territorialmente em uma região consti-

tuída por pequenas propriedades rurais que se organizam

economicamente a partir da cultura do tabaco articulada

através do sistema integrado

5

. Portanto pensar e operacio-

nalizar uma formação humana, social, ética e política neste

contexto no qual os agricultores e as agricultoras compreen-

dem a sua identidade como sendo apenas produtores de

tabaco perdendo a identidade camponesa e cultivando rela-

ções de trabalho vinculadas apenas à produção, sendo “víti-

mas das inovações e das transformações que mexem com o

seu modo de produzir a existência” (BOGO, 2010, p.91), exi-

ge que os envolvidos neste processo

6

estejam conscientes

desta realidade e de seu papel de problematizadores e de

articuladores dentro da intencionalidade política emergente

no contexto do Vale do Rio Pardo.

Para Freire quanto mais nos conscientizamos, ou seja,

passemos da compreensão ingênua e espontânea da reali-

dade para uma compreensão mais crítica, “na qual a realida-

de se oferece como objeto cognoscível e na qual o homem

(

sic

) assume um posicionamento epistemológico” (2016, p.

56), mais revelamos a realidade e transformamos a nós e ao

mundo.

Neste sentido as relações educativas estabelecidas no

processo formativo da Escola Família Agrícola de Santa Cruz

do Sul se constituem pautadas em ações estruturais e peda-

gógicas que permitem perceber as relações entre trabalho

5

Para compreender um pouco da história e da relevância do tabaco na re-

gião do Vale do Rio Pardo, segundo o Anuário Brasileiro do Tabaco (2014,

p. 6) a produção Integrada “é conhecida dos produtores e dos agentes da

cadeia produtiva do tabaco há quase 100 anos. Em 1918, um modelo de

integração entre a indústria e o produtor de tabaco foi implantado pela

primeira vez, na região de Santa Cruz do Sul”.

6

A organização administrativa e pedagógica de uma Escola Família Agríco-

la segue os princípios/pilares que são a Associação Local e a Alternância,

entendidas como meios para chegar às finalidades, que são a Formação

Integral e o Desenvolvimento do Meio (GARCÍA-MARIRRODRIGA E PUIG-

-CALVÓ, 2010), o que define os envolvidos na formação como sendo os

monitores/as, os jovens, as famílias/associação, os colaboradores/parceiros.