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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

os moradores da cidade estão sendo prometidos 450 em-

pregos, porém, para cada um (1) emprego prometido, serão

perdidos cinco (5) (BORBA apud SILVEIRA, 2016). Serão 20

anos de atividade exploratória de recursos primários, para

dar em troca à comunidade local, seculares anos de danos

ambientais. Ainda mais, em torno de tudo isso “Caçapava

do Sul (RS) ficaria com 65% de 2% do lucro líquido declara-

do pelas empresas mineradoras. Ou seja: a cada R$ 1. 000.

000, 00 formal, ingressariam nos cofres do Município R$ 1.

300. 00”

(BIRNFELD, 2016,

on-line

).

Caçapava do Sul é uma cidade localizada numa das

raras áreas ainda preservadas do Bioma Pampa, às margens

do Rio Camaquã. Ela é tanto para os estado, quanto para o

Brasil um ponto de referência de um patrimônio geológico,

paleontológico, por ser um lugar em que o rio contorna gi-

gantescas pedras rochosas e vastos campos (WEISSHEIMER,

2016). Também, às margens do Rio Camaquã, vivem comuni-

dades rurais, ciganas, indígenas e quilombolas. Para mostrar

a gravidade do caso, alguns representantes do ‘Comitê dos

Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa’ foram con-

vidados para compartilharem suas vivências e perspectivas

em relação à mineração na metade sul do RS, numa palestra

que ocorreu no III Simpósio de Sociologia da Universidade

Federal do Rio Grande - FURF, em agosto de 2017.

A seguir discorremos sobre a trajetória do minério que

será retirado da região de Camaquã, identificando os confli-

tos territoriais e sociais, os riscos e, sobretudo, a ganância de

empresários que não cessam de causar danos à populações

e meio ambiente.

O CAMINHO DO MINÉRIO DE CHUMBO, DA MINA AO

PORTO DO RIO GRANDE

Essa atividade exploratória de metais irá afetar diver-

sas cidades ao redor do Rio Camaquã, das quais: Caçapava

do Sul, Bagé, Pinheiro Machado, Santana da Boa Vista, Cris-

tal, Amaral Ferrador e Encruzilhada (WEISSHEIMER, 2016),

além de comunidades quilombolas e indígenas que ali vi-