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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

Quadro 3: Relato de alunos entrevistados - questão 3

PERGUNTA

RESPOSTA

Em algum momento,

você se sentiu “into-

lerado” em virtude da

sua língua, sua cultura

ou modo de agir, den-

tro ou fora da escola?

Entrevistado A

Não, mas entende que muitas pessoas

pensam que quem fala pomerano leva

vantagem sobre outras.

Entrevistado B

Não, mas considera que a relação com

pessoas de outras culturas é diferente,

pois quem tem hábitos da cultura po-

merana, tem de se adaptar a outros

modos de comportamento.

Entrevistado C

Não, mas afirma que ocorrem casos

de intolerância em grupos de pessoas,

onde uma fala pomerano e a outra

não.

Entrevistado D

Não, considera a relação entre alunos

normal. Mas cita casos de intolerância

religiosa. Afirma que os pomeranos são

muito reservados na religião luterana, e

não tem interesse em conhecer outra

religião. Afirma também que existem

casos de intolerância dentro das três

vertentes do luteranismo.

Entrevistado E

Afirma que não, mas cita casos de go-

zação que já sofreu em apresentações e

eventos escolares, por falar pomerano.

Organização: Autores, 2018.

Com base nos relatos das entrevistas é possível per-

ceber que grande parte dos alunos do ensino fundamental

e de origem pomerana desconhece o significado do con-

ceito de tolerância. Com relação à valorização da cultura,

os alunos entrevistados atribuíram muita importância para

a preservação da língua pomerana, de seus costumes, da

culinária e da religião.

Na pergunta sobre as relações entre sujeitos escolares

de distintas culturas, os entrevistados relataram que a relação

entre todos os alunos é bastante amistosa, porém também

destacaram casos de intolerância religiosa e fatos isolados de

discriminação com a língua pomerana em eventos escolares.

RESULTADOS

O objetivo principal do estudo foi analisar a relação

entre a interculturalidade na escola pomerana e o conceito