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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

lar, porque gostam, porque querem, mas fundamentalmen-

te porque tem rede wifi na escola sendo que para muitos

é o único momento de acessar as redes sociais. Quando,

enfim, as aulas propriamente dita inicia toca a companhia e

tem-se que começar tudo de novo em outra sala-de-aula.

Esta é outra dimensão do cotidiano escolar: os professores

das séries finais, na maioria das vezes, se deslocam de um

prédio outro da escola para chegarem a próxima turma,

ou trocam de sala no mesmo prédio ou andar. Um grande

número de alunos, enquanto esperam o professor chegar

na sala de aula saem para o corredor, correm, batem nas

portas e armários, se jogam no chão, gritam. O professor

ao chegar em sala de aula mas uma vez reviverá a mesma

rotina de ter que utilizar vários minutos de seu tempo aula

para que os mesmos consigam se organizar e concentrar

para que as aulas tenham início. Isso considerando que as

turmas estejam em um dia considerado razoável e também

que não ocorrido nenhum conflito entre os alunos, seja ver-

bal ou físico. Ou ainda, espera-se que não tenha ocorrido

nenhuma violência nas comunidades atendidas pela escola.

Esse fator normalmente desestabiliza os estudantes e por

consequência as aulas.

A narrativa acima da rotina escolar, in loco, serve como

inspiração para refletirmos sobre o quão absurdo é um ges-

tor, sem conhecer a realidade das comunidades escolares,

definir sobre o tempo das aulas, sobre o calendário esco-

lar sobre as reuniões pedagógicas e os conselhos escolares.

Proibindo as reuniões pedagógicas e reduzindo ao máximo

os conselhos escolares. Pode-se observar que a famosa frase

do secretario de que o foco é o aluno e a melhoria do de-

sempenho escolar, não pode ser alcançada com o professor

ficando menos tempos com os alunos em sala de aula, visto

que em muitos casos os professores terão mais turmas, por-

tanto mais alunos e não poderão ficar mais tempo com os

mesmos, visto que terá mais turmas. Sem falar que turmas

com 32 alunos e em espaços mínimos onde as classes ficam

tão juntas que o professor mal consegue circular entre elas