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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

do golpe civil-militar de 1964, em que, mais uma vez, utili-

zam-se do argumento de que o comunismo iria tomar o po-

der e visando evitar isso, inicia-se uma ditadura que durou

vinte e anos. Em 2016, com a justificativa de que a presiden-

te não teria consultado o congresso nacional para repassar

recursos financeiros ao programa minha casa minha vida e

para o programa de redistribuição de renda bolsa família,

a presidenta foi afastada do cargo. Em seu lugar assumiu o

vice-presidente, seu companheiro de chapa e cúmplice no

processo que levou ao impedimento da presidenta. Entre a

medidas urgentes dos “novelhos” governantes, uma delas

se destaca como a mais absurda e refere-se ao campo das

políticas sociais, particularmente, a educação, saúde e as-

sistência social, em que o poder executivo brasileiro propôs

o congelamento, por vinte anos, destas políticas públicas,

mais assustador ainda é que a medida provisória foi aprova-

da sem dificuldades no Congresso Nacional e, pasmem! O

atual prefeito de Porto Alegre votou favorável ao congela-

mento do investimento nessas áreas.

Quase ao mesmo tempo foi anunciada mais uma Re-

forma do Ensino Médio e, concomitantemente, iniciou-se

um movimento no sentido de refazer a Base Nacional Co-

mum Curricular, desconsiderando todo processo de cons-

trução que vinha sendo desenvolvido no governo anterior.

Juntamente com essa onda ultraconservadora que se insta-

lou no Governo Federal, as eleições de 2016 para as prefei-

turas reproduziu o desânimo das pessoas com a conjuntura

nacional e possibilitou que os candidatos neoconservadores

- é o caso de Porto Alegre que elege um candidato do PSDB

alinhado com o Movimento Brasil Livre (MBL) de conseguis-

sem viés fascista - se elegesse sob manto da chamada mo-

dernidade, mesmo que sua eleição tenha se balizado por

um número insignificante dos votos válidos, perdendo as

eleições para os brancos e nulos. Em sua campanha para

prefeitura a educação não aparecia como prioridade e a úni-

ca referência que fazia a mesma era em relação aos baixos

índices da rede nas avaliações do IDEB e da Prova Brasil.