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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

ação é economizar pois aí não é necessário pensar ações

para quando os professores faltarem, pasmem! As vezes os

professores faltam.

As medidas acima referidas foram anunciadas em uma

reunião com as equipes diretivas e as comunidades esco-

lares. A secretaria não chamou nenhuma reunião com as

comunidades escolares, nem com as direções das escolas,

durante todo mês de janeiro e até o dia 21 de fevereiro nada

foi dito, nenhuma palavra, documento ou diagnóstico foi

apresentado sobre as supostas necessidades de mudanças,

nenhum debate com as comunidades escolares, mesmo que

fosse através dos conselhos escolares ou com o conselho

municipal de educação. Aos professores e as escolas res-

tou apenas a letra fria da norma, publicada no diário oficial.

Com essas medidas os professores se rebelaram e algumas

comunidades escolares, também.

Em 2018 o secretário dá continuidade ao seu pacote

de maldades, entre as novas volta a medidas proibir, de fato,

que os professores possam utilizar-se do tempo previsto em

lei, de 30% da sua carga horária, para planejamento e forma-

ção fora da escola. Determina que as horas de planejamento

sejam cumpridas nos espaços escolares. Também estabelece

que os diretores poderão conceder apenas quatro horas de

planejamento fora do espaço escolar somente para os pro-

fessores que cumprem as quarenta horas na mesma escola

e apenas aos professores em sala de aula. Os docentes que

possuem quarenta horas em duas escolas ou mesmo três

como é o caso de alguns professores não terão o direito a

hora atividade fora da escola. O docente que já é penalizada

por trabalhar em duas ou três escolas também é penalizado

com o impedimento de direito de poder cumprir hora ativi-

dades fora da escola.

OBJETIVO

O objetivo deste texto é problematizar as mudanças

proposta pelos atuais gestores municipais que têm como

foco a intensificação do trabalho docente, o controle do