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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

receram elementos para o desenvolvimento das reflexões

apresentadas.

Considerando a Educação do Campo, a Pedagogia

da Alternância e a aproximação dialógica e investigativa

com a EFASC e seus sujeitos, portanto homens e mulheres

do campo, a seguir, no desenvolvimento discute-se sobre

o entrelaçamento entre os saberes populares, a experiên-

cia dos povos do campo e a pedagogia da alternância na

constituição de uma educação do campo como resistência

ao modelo hegemônico de conhecimento e a constituição

de alternativas se articulam ao campo como local de vidas,

sonhos, possibilidades e limites que colocam todos e todas

deste território na luta por humanização.

OS SABERES POPULARES, A EXPERIÊNCIA DOS POVOS

DO CAMPO E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA

Para Paulo Freire (1995), os homens e mulheres opri-

midos em resistência à opressão criam e recriam a sua exis-

tência. Ao tomarem consciência de sua condição, posta em

ser menos, tentam libertar-se e para isso criam alternativas

que estão vinculadas aos seus saberes e as suas experiências

e assim, formam-se e se (re) colocam na busca pelo seu ser

mais no cosmos.

Neste sentido, a diversidade de conhecimentos está

exposta, no entanto se torna necessário reconhecê-la. As-

sim, a escola, muitas vezes, ainda é compreendida como o

único local no qual se ensina e se aprende conhecimentos.

No entanto, Brandão (1984) problematiza que é importante

lembrar que anterior à existência de escolas, os povos, prin-

cipalmente do campo, ensinavam e aprendiam de geração

em geração através da palavra e da experiência. Com a cria-

ção de escolas, sem desmerecê-las, compreende-se que,

(...) no interior disso que damos o nome de civiliza-

ção – um produto do trigo, do arroz e do milho – a

cidade criou a escola. Primeiro como um lugar nos

templos onde eram educados os nobres e sacerdo-

tes, também escribas e legisladores; depois, pou-