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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

dos trabalhadores e trabalhadoras desse espaço, proces-

sualmente vem tramando-se nos diálogos políticos/peda-

gógicos, originalmente vinculada aos movimentos sociais

do campo, foi tomada como base para os trabalhadores e

trabalhadoras sem terra, para a agricultura familiar e outros

movimentos vinculados à terra e à natureza. A base empírica

e reflexiva articula a Educação do Campo a uma Pedagogia

do MST, por seu envolvimento genuíno com a proposta de

educação para a terra ou a Pedagogia do Movimento (CAL-

DART, 2012).

Assim, a educação do campo como se apresenta na

atualidade tem sua herança na Pedagogia do Oprimido, na

Pedagogia Socialista e na compreensão histórico-dialética

de educação integral do homem e da mulher como princí-

pio de emancipação humana. Nesta trama, além da expressa

luta de classes, está implicada a recuperação dos saberes

populares e a experiência dos povos do campo como re-

ferência epistemológica, no processo educativo e na cons-

tituição do campo como campo epistemológico. Contudo,

essa conquista do campesinato não é fruto do acaso o que

desvela uma história de descaso e recusa de direitos, de di-

zerem a palavra, aos homens e mulheres do campo.

Concomitante a isto, durante décadas os povos do

campo não tiveram acesso à educação contextualizada com

suas lutas, histórias e realidade. Como sinônimo de atraso,

ser da roça é motivo para risos e piadas e, muitas vezes,

essa ideologia fatalista é reproduzida no cotidiano escolar

desvinculado do mundo vivido dos/as educandos/as. Diante

disso, a educação quando acrítica, e que recusa a história e

os espaços para pensar as contradições e a realidade, cor-

re o risco de contribuir para a dominação e inferiorização

das classes populares. O encontro com uma escola que se

localizava geograficamente no campo, mas suas práxis não

eram voltadas para esse espaço protagonizou, em muitas

ocasiões e contextos, a evasão escolar. Desse modo, os po-

vos do campo sempre estiveram à margem das políticas

educacionais. A realidade camponesa, seus modos de vi-