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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

Então, ao anunciar a crença da formação de profes-

sores em diálogo com os princípios freireanos, reforçamos

a necessidade de (re)fazer a busca pela (re)construção de

práticas pedagógicas que privilegiem a formação da cons-

ciência crítica e da emancipação humana. Visualizamos, des-

se modo, “[...] que não é possível pensar a superação do

simples assistir a criança [educando], do fracasso escolar, da

baixa qualidade do ensino, descolados de uma prática po-

lítica séria de formação de professores” (SARTORI & SEGAT,

2010, p. 124).

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PROVISÓRIAS

As compreensões que emergem acerca da formação

de professores para atuar na Educação do e no Campo, cons-

tituem-se em grandes desafios às agências e aos agentes

formadores de educadores. A política pública denominada

Educação do Campo, fora forjada na luta dos movimentos

sociais, especialmente dos Movimentos dos Trabalhadores

Rurais Sem Terra (MST), que buscou e busca incessantemen-

te uma educação em que os sujeitos camponeses sejam os

seus protagonistas. De acordo com Caldart (2012), a Educa-

ção do Campo coloca-se para além dela mesma, ou seja, é

representativa da “consciência da mudança”.

A Educação do Campo, desse modo, tem estreita re-

lação com a pedagogia de Freire, pelo fato de empenhar-

-se, por meio de seus protagonistas (os camponeses), pela

transformação da realidade. Assim, como a essência da pe-

dagogia freireana a Educação do e no Campo se constrói

pela luta e pela resistência daqueles sujeitos que reivindi-

cam os seus direitos historicamente renegados, entre eles

- uma educação de qualidade e terra para produzir e viver

dignamente no Campo.

Nesse sentido, fazendo uma analogia com Freire a Edu-

cação do e no Campo luta para que os camponeses tomem

consciência da sua condição de oprimidos e, ao mesmo tem-

po construam saídas para o seu estado de opressão. Para sair

do estado de opressão, conforme Freire é fundamental “[...]